21 de janeiro de 2011

Passar muito tempo sentado causa doenças do coração

Uma pesquisa publicada este mês no Journal of the American College of Cardiology mostra que pessoas que passam menos de duas horas do dia assistindo TV, jogando videogames ou usando o computador tem menos risco de sofrer problemas cardíacos graves envolvendo hospitalização, morte ou ambos. O estudo sugere que fatores metabólicos podem explicar a conexão entre os períodos prolongados de tempo em que a pessoa fica sentada e os riscos para a saúde do coração.
O risco de problemas cardiovasculares aumenta em 125% em pessoas que passam mais de duas horas em frente a uma tela. Esses dados são independentes de outros fatores como hipertensão, se o indivíduo é fumante e/ou se pratica exercícios.
O Dr. Stamatakis, responsável pela pesquisa, diz que permanecer sentado durante muito tempo é um hábito conveniente e fácil. “De acordo com o que sabemos até agora, esses riscos para a saúde podem não ser aliviados por exercícios”, ele afirma. O próximo passo da pesquisa é descobrir outros danos causados ao corpo humano por esse tipo de situação, analisar os efeitos que exercícios podem exercer e definir atitudes que possam alterar esse hábito, aumentando o tempo que indivíduos passam realizando atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário