21 de janeiro de 2011

Consumo de frutas e verduras podem evitar cerca de 21 mil mortes por ano de doenças cardíacas, diz pesquisa britânica

Consumo de frutas e verduras pode salvar vidas, aponta pesquisa
Se os britânicos seguissem as recomendações alimentares, principalmente a de consumir cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia, 33 mil vidas seriam salvas todos os anos, segundo pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Avaliando dados dos quatro países britânicos, os especialistas notaram que o consumo diário de 440 gramas de frutas e outros vegetais e de 18 gramas de fibras, com menos de 3% das calorias vindo das gorduras saturadas, salvaria milhares de vidas na região.
Publicados nesta semana no Journal of Epidemiology and Community Health, os resultados indicaram que o cumprimento das recomendações alimentares evitaria quase 21 mil mortes por doença cardíaca, 5,8 mil mortes por derrames e mais de 6 mil mortes por câncer. Além disso, apenas o aumento no consumo de vegetais poderia salvar mais de 15 mil vidas por ano.
De acordo com os autores, nenhum dos países britânicos alcançou as recomendações alimentares gerais em 2007, com a Escócia e a Irlanda do Norte estando muito longe do objetivo. “Alcançar as recomendações do Reino Unido para a dieta em relação ao consumo de frutas e vegetais (cinco porções por dia) resultaria em benefícios substanciais para a saúde - equivalente aos benefícios que seriam obtidos se a ingestão de sal fosse reduzida para 3,5 g por dia ou a de gordura saturada fosse reduzida para 3% da energia total

Nenhum comentário:

Postar um comentário