18 de janeiro de 2011

Diabetes no Idoso: Risco de amputação e cegueira

É possível adquirir diabetes conforme o envelhecimento?

De 90 a 95% dos casos de diabetes correspondem aos diabéticos do tipo 2, que ocorre predominantemente em indivíduos adultos após a quarta década de vida, e a sua incidência é maior com o aumento da idade. Enquanto a prevalência geral do diabetes na população em geral é de aproximadamente 12%, nas faixas etárias acima de 69 anos esses valores podem atingir entre 20 e 25%, o que significa que na população idosa acima desta faixa etária uma em cada 4 ou 5 pessoas é diabética.

Qual é a taxa normal de açúcar no sangue de uma pessoa idosa?

Os valores diagnósticos para o diabetes independem da idade do paciente. Como nas demais pessoas, os valores de glicemia no jejum iguais ou superiores a 99 mg indicam uma anormalidade dos níveis glicêmicos. O que pode mudar com relação aos idosos são os critérios de rigor e alvos do tratamento.

Idosos diabéticos são mais propensos a pegar gripe? Por quê?

Indivíduos idosos são mais vulneráveis aos efeitos da gripe. Pacientes diabéticos mal controlados são mais susceptíveis a contrair quadros infecciosos, incluindo os estados gripais. Portanto, recomenda-se maiores cuidados com pacientes diabéticos idosos no sentido de evitar contrair gripe e recomenda-se vacinação específica quando disponível.

O que pode acontecer na união gripe + diabetes?

Os quadros gripais se associam não somente a vários sintomas que trazem ao paciente uma sensação de mal-estar, falta de disposição e fraqueza, que limitam as suas atividades diárias, mas também o debilitam, o tornam mais vulnerável a outras infecções. No caso do diabetes, essas alterações dificultam sensivelmente a manutenção do controle glicêmico e se somam ou agravam os riscos usuais do diabetes.

Por que o diabetes, junto com a pressão arterial, é o responsável por amputações de membros inferiores?

O diabetes e a hipertensão constituem importantes fatores para o desenvolvimento da aterosclerose, que reduz a circulação sanguínea pelas artérias, especialmente nos membros inferiores. A alteração da irrigação sanguínea, tanto nas grandes como nas pequenas artérias, causa uma menor oxigenação e disponibilização de glicose aos tecidos e células, além de prejudicar os mecanismos de defesa imunológica e de cicatrização dos órgãos, notadamente nos membros inferiores, cujo sistema arterial exige uma maior capacidade de bombeamento cardíaco. Portanto, uma menor irrigação, consequente à obstrução arterial causada pelo diabetes e pela hipertensão, piora a cicatrização de pequenas feridas e machucados e aumenta o risco de formação de ulcerações e infecções que podem resultar em amputações.

Como o diabetes pode causar cegueira nos idosos?

O mau controle persistente do diabetes se associa à presença de alterações denominadas complicações crônicas do diabetes. Essas alterações, que constituem fator de mortalidade e piora da qualidade de vida desses pacientes, se caracterizam por lesões renais, coronárias, neurológicas e oculares. Alterações oculares diabéticas da retina (retinopatia diabética) constituem a causa mais frequente de cegueira. Especialmente em idosos, o diabetes aumenta o risco de desenvolver catarata.

A prática de exercícios físicos pode ajudar o idoso a reduzir os riscos de desenvolver o diabetes não hereditário?

No paciente diabético tipo 2, o principal fator condicionante da doença é a obesidade. Portanto, para reduzir o risco de desenvolver o diabetes ou as suas complicações, é fundamental evitar o ganho de peso, adotando uma dieta saudável, evitando comer em excesso, reduzindo a ingestão de gorduras, e fazer exercícios físicos regularmente, evitando o sedentarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário