28 de janeiro de 2011

Hipertensão e Hereditariedade

Se meus pais ou irmãos são hipertensos, eu também serei?

O aumento da pressão arterial ao longo da vida é um problema que pode aumentar as chances de os indivíduos apresentarem, principalmente, problemas cardíacos, cerebrais e renais. Todos eles relacionados a problemas em nossas artérias.

Pensemos no nosso corpo como um edifício e que nossas artérias são os encanamentos do prédio. Nosso 'sistema hidráulico' não gosta de trabalhar com pressões mais altas. Caso isso aconteça por um período prolongado, nosso encanamento, ou seja, nossas artérias ficarão doentes. Por essa razão é que os hipertensos têm mais chances de desenvolver problemas de saúde ao longo do tempo.

Mas, por que algumas pessoas aumentam a pressão ao longo da vida? Na grande maioria das vezes não podemos encontrar apenas uma explicação. Além da idade, vários fatores relacionados ao organismo de cada um e a fatores do meio ambiente, principalmente a alimentação, vão determinar se uma pessoa irá ou não ficar com a pressão mais alta. Aspectos genéticos determinarão como cada um desses fatores irá influenciar no aumento da pressão. Se nossos familiares mais próximos são hipertensos, não necessariamente seremos hipertensos, mas isso aumenta a nossa chance. Portanto, diante de uma história de hipertensão na família, cabe a nós um cuidado especial nos outros fatores que podem influenciar o aumento da pressão ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário