18 de janeiro de 2011

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é reconhecida mundialmente como o principal fator de mortalidade por causas não comunicáveis e a sua prevalência continua aumentando praticamente em todos os países.
Neste aspecto o Brasil não difere da comunidade internacional: entre nós a hipertensão já atinge quase 35% da população adulta e as perspectivas apontam para um crescimento continuado desta doença. Vários aspectos ao lado da genética concorrem para o contínuo crescimento nas taxas de hipertensão tais como o estilo de vida especialmente das áreas mais urbanizadas, os hábitos de vida não saudáveis, o envelhecimento e maior sobrevida da população permitindo assim a exposição mais prolongada da população aos fatores de risco para a doença hipertensiva. Como conseqüência da hipertensão arterial, surgem as assim chamadas lesões de órgão alvo que determinam a morbidade e mortalidade cardiovascular. Como sabemos no Brasil a mortalidade cardiovascular cujo principal determinante é a hipertensão arterial responde por cerca de mais de um terço da mortalidade total observada no nosso país.
Além disto sabemos que a hipertensão arterial na imensa maioria das vezes não se apresenta com entidade isolada, mas sim carrega consigo outras patologias ou fatores do risco cardiovascular tais como o diabetes melito, obesidade, distúrbios dos metabolismos dos carboidratos e dos lipídios, distúrbios da coagulação, alterações inflamatórias e do crescimento vascular que em última análise funcionam como propulsores para instalação e progressão da doença aterosclerótica com conseqüente isquemia e falência parcial ou total dos diferentes setores do sistema cardiovascular e renal.
Em função da magnitude deste problema, há várias décadas, entidades científicas e universitárias ao redor do mundo vem promovendo o incentivo para o estudo e compreensão da epidemiologia, fisiopatologia, abordagem, tratamento e a prevenção da hipertensão com a mais ampla divulgação do conhecimento adquirido através da publicação de artigos científicos, relatos de experiência e principalmente troca de informações por de uma miríade de encontros científicos.  Estamos, aqui para mostra como a prevenção, educação e controle, é importante para nossa população.

Dra Karla Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário