15 de abril de 2012

Semente de Linhaça. Boa para tudo!

Também conhecida como semente do linho, a linhaça, há muitos anos tinha vários usos, inclusive para fabricar tintas, mas depois que ganhou fama de alimento saudável as pessoas passaram a consumir a sua semente diariamente.
A semente de linhaça é uma das maiores fontes de um um composto chamado lignana. Este composto é considerado um fitohormonio, atua nos mesmos locais que o estrogenio, bloqueando seus efeitos proliferativos. Este é o motivo pelo qual as mulheres que costumam comer regularmente semente de linhaça, não têm queixas de tensão pre menstrual.
No seu interior ela guarda um óleo muito rico em gordura polinsaturada, da série omega-3, que limita no nosso organismo a produção de substâncias químicas chamadas prostaglandinas pró inflamatórias, responsáveis pela inflamação. Este é um óleo essencial que nosso organismo não consegue produzir. Esses óleos ajudam a regular a circulação sanguínea, o sistema imunológico, as conexões entre os neuronios e tem propriedades antiinflamatória e antiaterogenica.
Os oftalmologista atualmente estão usando o óleo de linhaça para tratar olho seco e para prevenir doenças da retina. Além de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina E, ela também é fonte de fitoesteróis. Por terem uma estrutura muito semelhante ao colesterol eles impedem que o colesterol seja absorvido no intestino o que aumenta a sua excreção pelas fezes. Além disso a semente é rica em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e colesterol no sangue .
A linhaça pode ser marrom ou dourada, as condições de cultivo e clima é que alteram a sua coloração. No Brasil e na região do Mediterrâneo encontramos mais facilmente a marrom, que tem a casca mais rígida e um sabor mais amargo. Quando triturada pode ser usada em sucos, em frutas, adicionadas a sopas, pures, saladas, farofa, o que a imaginação permitir. O mais importante é aproveitar os seus benefícios e passar a consumir pelo menos 2 colheres de sopas todos os dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário