Também conhecida como semente do linho, a linhaça, há muitos anos  tinha  vários usos, inclusive para fabricar tintas, mas depois que ganhou fama de  alimento saudável as pessoas passaram a consumir a sua semente diariamente.
A semente de linhaça é uma das maiores fontes de um um composto chamado  lignana. Este composto é considerado um fitohormonio, atua nos mesmos locais que  o estrogenio, bloqueando seus efeitos proliferativos. Este é o motivo pelo qual  as mulheres que costumam comer regularmente semente de linhaça, não têm queixas  de tensão pre menstrual.
No seu interior ela guarda um óleo muito rico em gordura polinsaturada, da  série omega-3, que limita no nosso organismo a produção de substâncias químicas  chamadas prostaglandinas pró inflamatórias, responsáveis pela inflamação. Este é  um óleo essencial que nosso organismo não consegue produzir. Esses óleos ajudam  a regular a circulação sanguínea, o sistema imunológico, as conexões entre os  neuronios e tem propriedades antiinflamatória e antiaterogenica.
Os oftalmologista atualmente estão usando o óleo de linhaça para tratar olho  seco e para prevenir  doenças da retina. Além de vitaminas lipossolúveis, como a  vitamina E, ela também é fonte de fitoesteróis. Por terem uma estrutura muito  semelhante ao colesterol eles impedem que o colesterol seja absorvido no  intestino o que aumenta a sua excreção pelas fezes. Além disso a semente é rica  em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e ajuda a equilibrar os  níveis de açúcar e colesterol no sangue .
A linhaça pode ser marrom ou dourada, as condições de cultivo e clima é que  alteram a sua coloração. No Brasil e na região do Mediterrâneo encontramos mais  facilmente a marrom, que tem a casca mais rígida e um sabor mais amargo. Quando  triturada pode ser usada em sucos, em frutas, adicionadas a sopas, pures,  saladas, farofa, o que a imaginação permitir. O mais importante é aproveitar os  seus benefícios e passar a consumir pelo menos 2 colheres de sopas todos os  dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário