Algumas pessoas se queixam que não  conseguem ficar sem consumir alguns alimentos e por este motivo não emagrecem.  Na verdade os alimentos que causam mais prazer e trazem mais energia são os que  mais viciam e engordam. Um deles é o chocolate, por ter feniletilamina e  teobromina causa euforia, aumenta a freqüência cardíaca e a pessoa fica viciada  nestes sintomas.
O maior problema é a glicose, por  ser o mais importante carboidrato da dieta absorvido pala corrente sanguínea e o  principal combustível para a fabricação de energia. Toda energia proveniente da  oxidação dos carboidratos disponíveis no sangue é usada para as todas as funções  do organismo. Algumas vezes ela pode ser convertida a outros carboidratos que  desempenham funções semelhantes como o glicogênio para ser armazenada no fígado,  neste caso ela será usada quando não tiver glicose disponível circulante. É uma  verdadeira dispensa de glicose para quem faz atividade física! Outra forma de  armazenamento é o triacliglicerol ( também conhecido como gordura), que são  ésteres de do álcool glicerol e ácidos graxos.
O nome álcool diz tudo. Quem come  muito alimento rico em açúcar acaba ficando viciado na euforia que ele dá no  início e em seguida tem uma queda de energia. É semelhante ao que ocorre quando  a pessoa bebe uma bebida com álcool. Eu costumo dizer que a melhor maneira de se  livrar do vício dos alimentos que contenham açúcar ou carboidrato simples, como  farinha de trigo refinada (que é quase a mesma coisa) é se controlar e ficar sem  consumir um bom tempo. Se o alcoólatra para parar de beber tem que parar com o  álcool, o glicólatra tem que fazer o mesmo! Não adianta tentar substituir por  barrinhas de cereais diet, balas e chicletes diet, porque esses “falsos doces”  deixam o cérebro viciados no sabor. O melhor mesmo é comer direito e alimentos  que não contenham tantos carboidratos de absorção rápida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário