28 de março de 2011

Cardiologistas russos, descobre o segredo para um coração sadio.

Um grupo de cardiologistas russos de São Petersburgo descobriu o segredo do coração sadio. Como se verifica, tudo é simples: os homens têm de viver uma vida sadia e ser otimistas. Porque as pessoas felizes e não melindrosas são muitas vezes mais resistentes às doenças cárdio-vasculares. A conclusão foi retirada pelos especialistas do Centro Federal do Coração, Sangue e Endocrinologia Almazov.
Segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde, todo ano, as doenças do sistema cárdio-vascular ceifam quase 18 milhões de vidas humanas. Na Rússia, são responsáveis por 39 por cento de todas as mortes.
Intervenções cirúrgicas e medicamentos são incapazes de reparar a situação de uma forma radical - considera Evgheni Chliakhto, diretor do Centro Almazov, membro correspodente da Academia de Ciências Médicas da Rússia e cardiologista-sênior da Circunscrição Federal Noroeste. Recentemente, realizamos o primeiro transplante bem-sucedido do coração - relata. E continua: Mas, por muito que invistamos em altas tecnologias de transplante do coração, tais doentes serão muitos, caso não se dê atenção às medidas preventivas. Porque será um trabalho muito dispendioso, e jamais poderemos resolver assim o problema. Tais doentes hão de ser menos numerosos. São necessários uns programas profiláticos. Felizmente, tais programas existem no País e na cidade.

Além de seus fins medicinais, semelhantes programas incluem recomendações para acanar com os vícios do tabagismo e alcoolismo e ensinam a controla o peso pessoal. Todavia, a pedra basilar na prevenção dos "assuntos cordiais" é, segundo Evgheni Chliakhto, a atitude da pessoa em relação a si própria, às pessoas em redor e aos fatores irritantes externos.
Cada pessoa precisa se ocupar de si própria. Uma situação pode evoluir de qualquer forma, mas é necessário sempre ter presente que a mente sã está em corpo são.
Nunca é tarde aprender a controlar as emoções pessoais. Cada pessoa é simplesmente obrigada a ter a consciência de que possui uma vida só e que tentar encurtá-la intencionalmente com umas emoções negativas é, no mínimo, irracional. Isso porque quando uma pessoa está agressiva ou irritada, seu organismo emite uns hormônios nocivos a saúde os quais propiciam o desenvolvimento de processos inflamatórios e fazem aumentar a taxa de coagulação do sangue. Por isso, em vez de se zangar, melhor seria ir dançar ou cantar - sugere o famoso cardiologista -, pois essa alternativa vai distrair e melhorar o estado de espírito.
O diretor do Centro Federal do Coração, Sangue e Endocrinologia Almazov, Evgheni Chliakhto, relembra uma série de regras simples cuja observação ajuda a baixar a incidência das doenças cardíacas. É necessário preocupar-se com a comida, a água e o movimento. É desejável comer todo dia entre cinco e seis frutas, cerca de 400 gramas de legumes, usar óleo vegetal na preparação da comida e beber no mínimo um litro e meio de água. É muito útil andar em passos rápidos, sendo a distância ideal de tais caminhadas de cinco quilômetros diários. Quanto à corrida, aí, tudo dependendo da vontade, mas se você deseja correr, precisa consultar previamente o médico. O otimismo e um modo de vida sadio são capazes de minimizar o risco e doenças cárdio-vasculares - afirma Evgheni Chliakhto

Nenhum comentário:

Postar um comentário