24 de fevereiro de 2011

Quais os benefícios do exercício físico para pacientes hipertensos?

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM PACIENTES HIPERTENSOS

Quais os benefícios do exercício físico para pacientes hipertensos?
A pressão alta se apresenta no Brasil como um problema de saúde pública, constituindo-se em alvo de preocupação por parte de todos os profissionais da saúde e do governo (presidente, governadores e prefeitos). No País, as doenças cardiovasculares são as que mais matam em relação às outras enfermidades. Na maioria dos casos, a hipertensão arterial funciona como um gatilho ou complicador para elas.

Atualmente, estão muito bem documentados na literatura científica em todo o mundo os benefícios que os exercícios físicos proporcionam para as pessoas atingidas pela Hipertensão Arterial ou pressão alta.

A Hipertensão Arterial pode ser ocasionada por diversas formas, sendo elas genéticas ou alterações renais, metabólicas, hormonais e outras.

Dentre os benefícios que o exercício proporciona ao paciente hipertenso para diminuir a pressão arterial, podemos citar:

Melhora a efetividade da circulação do sangue em todo o corpo;

Reduz os batimentos cardíacos;

Diminui a ansiedade e depressão;

Facilita a eliminação do sódio pelos rins;

Reduz o peso;

Contribui na diminuição do consumo e até mesmo abandono do cigarro e do álcool;

Aumenta a força dos músculos em todo o corpo, proporcionando maior disposição para atividades de vida diária;

Aumenta o HDL colesterol (colesterol bom);

Favorece maior relaxamento dos vasos arteriais e no restante dos músculos do corpo;

Melhora a oxigenação nos tecidos do nosso corpo;

Melhora o efeito do remédio anti-hipertensivo no seu organismo.

Podemos observar, de acordo com os itens citados acima, que o exercício físico oferece uma excelente qualidade de vida para as pessoas e reduz a pressão arterial, mas deve ser encarado com seriedade. Para que o exercício físico tenha efetividade é necessário que seja realizado com intensidade moderada, 5 vezes na semana, durante 30 minutos por dia. Vale lembrar que todo exercício físico deve conter INTENSIDADE, DURAÇÃO E FREQUÊNCIA. Ao realizá-los, procurar utilizar roupas leves e tênis confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário